03 fevereiro 2016

Como encontrar passagens aéreas mais baratas.

Apesar do blog não ser sobre viagens (até porque eu não teria muito conteúdo, infelizmente rs), voltei com mais um post sobre, pois amanhã embarco para Buenos Aires - Argentina. E como é a primeira vez do meu namorado, tanto andando de avião, quanto viajando para fora do país, quis compartilhar um pouquinho das coisas básicas que eu aprendi em relação a passagem aérea.

Pela primeira vez eu comprei um pacote de viagem. Foi no site do Hotel Urbano na Black Friday do ano passado e estava incluso aéreo + hotel. Utilizei um cupom desconto + o dinheiro de volta do Meliuz (atualmente o Méliuz tá devolvendo 8% do dinheiro gasto no Hotel Urbano). Porém, eu prefiro mil vezes organizar tudo por conta própria, pois assim tenho liberdade para escolher o que eu quiser, de acordo com valores e opiniões de pessoas que já foram (conhecidos e pessoas da internet). Mas... Como foi em um impulso que eu e meu namorado compramos, e para cancelar iriamos perder uma grana, então me foquei, pelo menos, na tranquilidade de não ter me preocupado com a passagem e com a escolha do hotel. Entretanto, atenção:

  • (Editado em 11/02/2016: Antes da viagem eu havia dado a dica para pesquisar pacotes que saíssem de outras cidades, pois poderiam ser mais baratos, mas corre o risco de acontecer algum imprevisto, seja de voo atrasar, companhia aérea com problemas, tempo ruim, etc, e acabar perdendo o voo ou passar por alguma situação chata, então, não acho que valha a pena!)


Agora sim, vamos falar sobre as passagens aéreas!




Conforme citei anteriormente, eu não gosto de comprar pacotes fechados, por isso sempre pesquisei muito o principal gasto de uma viagem: a passagem aérea. Então, vou contar para vocês algumas coisas que eu descobri nesse tempo de sonhadora-viajante, que pode ajudar (ou não).
  • Primeira coisa: quando for pesquisar, use a janela anônima do seu navegador! Quanto mais você pesquisa por passagens aéreas na janela normal, o site grava o seu cookie, e assim consegue perceber que você está acessando o mesmo site repetidas vezes, e com isso corre o risco do valor da passagem aumentar! Doideira, né? Mas acontece. Não sabe como abrir a janela anônima? Siga os passos da imagem abaixo para descobrir no Google Chrome ou já com o Google Chrome aberto aperta CRTL + SHIT + N no seu teclado.
     
  • O horário da pesquisa também influencia, por isso, procure sempre pesquisar os preços de madrugada.
  • Quando tiver a opção de escolher o aeroporto, tenha noção da distância em que ele fica para o local em que você irá se hospedar, porque ai entra em cena a questão transporte: alguém vai te buscar? vai ter que pegar táxi? da para ir de buzu (cuidado com o horário, ein)? Então não adianta escolher um com a passagem mais barata, mas que terá que gastar um valor maior para o translado.
  • Eu utilizo 3 buscadores de passagem (porque sou exagerada e desconfiada) para fazer as comparações de valores, são eles o Mundi, o Kayak e o Skyscanner. Você não compra a passagem neles, mas eles te indicam qual o local mais barato para que você possa realizar a compra. Eu, geralmente, vejo lá e vou no site da companhia aérea que ele me indicou para realizar uma nova pesquisa e confirmar. No Kayak você tem a opção de criar um alerta e assim te avisam quando os preços mudarem, mas para isso você precisa se cadastrar no site (é de graça). E o legal do Kayak e do Skyscanner, é que tem a opção de ver os preços através de uma mapinha, assim oh:

Clique AQUI para o mapa do Kayak e AQUI para do Skyscanner.

  • Assim como o horário influencia na hora da compra, o horário (e o dia) da viagem também fazem diferença. Geralmente os voos que são menos escolhidos acabam tendo mais promoções, então se você tiver flexibilidade com data e horário, tenta viajar entre 10h às 16h, nas terças, quartas ou sábados (isso vale para ida e para a volta). 
  • Da mesma forma que foi citado anteriomente sobre flexibilidade com datas, tente não ir em Alta Temporada, que no Brasil acontece em Janeiro, os pimeiros 15 dias de Fevereiro, Julho e os últimos 15 dias de Dezembro. Fuja também de feriados ou datas nas quais ocorreram algum evento importante.
  • E se você não tiver problema 
  • Comprar antecipado melhora o preço? Sim. Mas se você comprar um ano antes, por exemplo, não vai fazer muito diferença, pois ainda não haverá promoções para a data escolhida. Então, o ideal é comprar em torno de 2 meses antes, por ai. Não deixe para comprar em cima da hora! Apesar de, AS VEZES, surgirem algumas promoções malucas, é arriscado esperar. O bom é se programar antes, e assim ter tempo de pesquisar um pouco mais,
  • Não tenho informações sobre milhas, pois não uso, mas eu uso acumulo pontos no cartão de crédito, que também serve para trocar por passagem. Me cadastrei no programa Sempre Presente do banco Itaú (você precisa ter cartão de crédito Itaú para isso), no qual cada $ 1 = 1 ponto. Ai comecei a passar tudo no cartão de crédito para acumular mais e mais e mais.. Mas tenha CUIDADO, gente! Não vá surtar e usar o cartão toda hora sem ter dinheiro para pagar depois, porque eu usava, mas já separava o dinheiro para a fatura rs
Acho que é  isso! :) Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espero que você tenha se identificado com o meu cantinho, mas mesmo que sejamos diferentes, quem sabe você ainda queira ficar passeando por aqui :) Volte sempre e qualquer coisa é só chamar!